Pesquisa Veterinária Brasileira - Brazilian Journal of Veterinary Research  

Fundador, 1981-2018

Jürgen Döbereiner
Dobereiner Jürgen Döbereiner: uma vida dedicada à ciência

SOBRE O PERIÓDICO

A PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA (http://www.pvb.com.br), (Título abreviado: Pesq. Vet. Bras. Versão Impressa ISSN 0100-736X, Versão Online ISSN 1678-5150) publica artigos científicos com foco em patologia no seu sentido amplo, nas áreas: Doenças de Animais de Produção (LD), Doenças de Pequenos Animais (SA) e Medicina de Animais Selvagens (WM).

BREVE HISTÓRICO

A Pesq. Vet. Bras. é um periódico brasileiro de abrangência internacional, escrito em língua inglesa, com acesso aberto que publica pesquisas revisadas por pares com base na sua consistência, originalidade, importância, interesse interdisciplinar, atualidade, acessibilidade e conclusões pertinentes.
A Pesq. Vet. Bras. é publicada desde 1959. Inicialmente sob o título “Arquivos do Instituto de Biologia Animal”, possui três fascículos (1959-1961) editados pelo Instituto de Biologia Animal, órgão extinto vinculado ao Ministério de Agriculta e Pecuária. Foi descontinuada entre 1962 e 1965, porém ressurgiu em 1966 como a Série Veterinária do periódico “Pesquisa Agropecuária Brasileira” editada de 1966 a 1976 pelo antigo Departamento Nacional de Pesquisa e Experimentação Agropecuária (DNPEA), hoje Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 11 fascículos publicados. A revista foi novamente descontinuada entre os anos de 1977 e 1980. Após a fundação do Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA), em 1978, o periódico retornou em 1981, como publicação oficial editada pelo CBPA sob o atual título “Pesquisa Veterinária Brasileira” e está sendo publicada ininterruptamente desde então.

Conformidade com a Ciência Aberta

Este periódico segue o modelo Gold Open Access (a versão final dos artigos publicados está permanentemente e gratuitamente disponível online para todos).
A Pesq. Vet. Bras. incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints, bioRxiv, Researchsquare, ou outras, para que as pesquisas sejam discutidas abertamente, antes de serem publicadas.
Também em sintonia com as práticas da Ciência Aberta, o periódico oferece aos autores e revisores a opção de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja preenchido o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, no qual os autores compartilham com o periódico informações do manuscrito de acordo com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.
A Pesq. Vet. Bras. incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos (Zenodo, Figshare, OSF, NCBI, Mendeley Data, LILACS, BVS, OPAS, ESCRA, Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) caso não possam ser publicados no próprio trabalho. Essa informação deve ser indicada no manuscrito. No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja apresentado um Data availability statement indicando a plataforma de divulgação de dados utilizada. Recomendamos que os autores disponibilizem, quando solicitado, o conjunto de dados não depositados em plataforma de dados abertos.
São solicitadas declarações sobre Credit author statement descrevendo a contribuição de cada autor no trabalho a ser publicado. São solicitadas declarações sobre Conflict of interest statement para declarar qualquer afiliação ou envolvimento em uma organização ou entidade com interesse financeiro ou não financeiro no assunto ou materiais discutidos neste manuscrito.
Ressalta-se a importância de considerar as declarações e agradecimentos às agências de fomento responsáveis pelos financiamentos das pesquisas e na concessão das bolsas de estudo.

Ética na Publicação

A Pesq. Vet. Bras. dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais. Esse compromisso é evidenciado através da exigência de comprovação de que o artigo a ser considerado para publicação tenha sido avaliado por um Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUAs), quando produzidos por autores brasileiros, ou órgão semelhante, quando de autoria internacional.
A Pesq. Vet. Bras. tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação em conformidade com padrões de comportamento ético esperado das partes envolvidas: autoria, edição e revisão pelos pares. Autores, Editores e Revisores são incentivados a estudar e seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica conforme as diretrizes estabelecidas pelas organizações: COPE, CARE, Equator Network, ICMJE, e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.
Para promover a predominância de originalidade dos textos o periódico adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados, Pesq. Vet. Bras. não aceita plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Quando é detectado plágio os autores são informados, com a apresentação do relatório gerado pelo software Ithenticate.
Os autores no momento de envio dos artigos para o periódico devem declarar em sua Cover Letter que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado e não está em processo de revisão e avaliação em nenhum outro periódico.
Quando houver dúvida ou questionamento, o Editor-Chefe entrará em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores e se for comprovada duplicidade, serão contactadas as instituições de afiliação dos autores ou as agências de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa e o artigo será recusado para publicação. O periódico segue os diagramas de fluxo do COPE para identificação e orientação sobre más condutas. O(s) autor(es) do artigo em que for constatado alguma má conduta ficam impossibilitados de publicar na Pesq. Vet. Bras por cinco anos.

Foco e Escopo

A Pesq. Vet. Bras. publica assuntos sobre doenças em animais. O periódico detalha as investigações diagnósticas de doenças naturais (emergentes, reemergentes ou enzoóticas) e experimentais; especialmente que ocorrem em território brasileiro. A submissão de artigos sobre doenças de animais em outros países, bem como tópicos sobre doenças animais relacionados com saúde pública é encorajada. Patologia em seu sentido amplo é o carro-chefe da revista, incluindo diagnóstico laboratorial, epidemiologia, clínica, e outras áreas que se relacionam diretamente com a Saúde Única na qual a ciência laboratorial é utilizada como base de diagnósticos de doenças em programas de saúde animal. Os volumes da Pesq. Vet. Bras. são anuais, publicados em fluxo contínuo, divididos em três áreas: Doenças de Animais de Produção (LD), Doenças de Pequenos Animais (SA) e Medicina de Animais Selvagens (WM). Os trabalhos aceitos são publicados como Artigos Originais, Artigos de Revisão ou Tópicos de Interesse Geral; Relatos de Casos são aceitos apenas na área WM. As publicações visam um público que consiste em veterinários, patologistas, equipes de laboratório de diagnóstico veterinário, patologistas toxicológicos, patologistas comparativos, pesquisadores de patologia médica, cientistas ambientais e outros envolvidos em diagnóstico veterinário e pesquisas com animais domésticos e selvagens.

Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Fontes de Indexação

A Pesq. Vet. Bras. é indexada por:

  • Biblioteca SciELO – Scientific Electronic Online
  • Clarivate (ISI / Thomson Reuters), em seus produtos Web of Science, Science Citation Index Expanded, BIOSIS Previews, Essential Science Indicators, JCR.
  • CABI, nas suas bases de dados-chave CAB Abstracts e Global Health, e em vários bancos de dados derivados, tais como: Animal Science Database e VetMedResources (para a internet), Index Veterinarius e Veterinary Science Database e Veterinary Bulletin (impresso).
  • DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Portal de Periódicos da CAPES
  • Google Scholar
  • Latindex
  • LILACS
  • BVS
  • Scopus
  • EZB – Electronic Journals Library
  • Norwegian Register for Scientific Journals, Series and Publishers
  • National Agricultural Library
  • TIB – Leibniz Informatonszentrum Technik und Naturwissenschaften Universitätsbibliothek
  • NiCii Research
  • OpenAIRE
  • Embase
  • Crossref
  • ROAD
  • The Keepers
  • ZDB – Zeitschriften Datenbank
  • Wikidata
  • Système Universitaire de Documentation
  • OpenAlex
  • Fatcat

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Pesquisa Veterinária Brasileira
  • Título abreviado: Pesq. Vet. Bras.
  • Publicação do Publisher: Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
  • Periodicidade: Volumes Anuais
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de publicação do primeiro volume: 1981

Websites e Mídias Sociais

Colégio Brasileiro de Patologia Animal SciELO Brasil CAPES CNPQ UFRRJ CFMV