Ano 2000 - Volume 20, Número 1


Título
Borrelioses, agentes e vetores, 20(1):1-19
Autores

Resumo
RESUMO.- Soares C.O., lshikawa M.M., Fonseca A.H. & Yoshinari, N.H. 2000. [Borrelioses, agents and vectors: a review.] Borrelioses, agentes e vetores. Pesquisa Veterinária Brasileira 20(1):1-19. Depto Epidemiologia e Saúde Pública, Instituto de Veterinária, Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro, Km 47, Seropédica, RJ 23851-970, Brazil.


As borrelioses são enfermidades infecciosas determinadas por espiroquetas do gênero Borrelia, agentes transmissíveis, principalmente, por carrapatos aos animais e/ou ao homem. Nesta revisão são apresentadas e discutidas as enfermidades determinadas por borrélias, bem como as características gerais das espiroquetas, os aspectos relacionados a transmissão por artrópodes, as enfermidades nos animais domésticos e silvestres, quanto aos aspectos biológicos e patológicos, a doença de Lyme como principal zoonose do grupo, a associação de borrélia com outros agentes hematozoários e os métodos diagnósticos e a epidemiologia comparativa entre dados obtidos no Brasil com os de outros países. Estas borrelioses possuem características patológicas, clínicas e epidemiológicas variadas de acordo à região fisiográfica, devido à existência de distintas espécies, genoespédes e cepas; estes aspectos variam ainda em função dos artrópodes vetores, da interação vetor-patógeno e dos ecossistemas distintos.
Download / Visualização
  
 
Colégio Brasileiro de Patologia Animal CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ISI Web of Knowledge SciELO - Scientific Electronic Library Online Banco de Dados Bibliográficos da USP UnB - Universidade de Brasília UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CFMV - Conselho Federal de Medicina Veterinária